As orelhas podem ser fonte de frustração muito cedo na vida, por isso a correção das deformidades do pavilhão auricular podem ser indicadas ainda na fase escolar.
As chamadas orelhas em abano são facilmente corrigidas através da técnica Pitanguy em ilha. Com o passar dos anos, as orelhas crescem e os lóbulos atrofiam. Sendo assim geralmente associamos o tratamento dos lóbulos a cirurgia de rejuvenescimento facial. Também podemos fechar quando o lóbulo rasga por excesso de peso dos brincos.
A orelha é uma das partes do corpo humano que poderá trazer o estigma familiar. Muitas vezes a orelha em abano é encontrada em vários membros da família e constitui uma identificação negativa, principalmente pelo fato de gerar constrangimento na infância, trazendo como consequência alterações no comportamento da criança.
A idade ideal para se fazer a cirurgia de correção é de 5 a 7 anos, período em que a orelha já está totalmente formada e quase igual ao tamanho adulto. Além do mais, por se tratar de um período pré-escolar, nessa fase começam os problemas de ordem psicológica.