A ginecomastia é o crescimento da mama em homens. É muito freqüente na adolescência e pode persistir na idade adulta, produzindo constrangimento ao paciente para expor-se sem camisa. Pode ocorrer em um ou nos dois lados, e pode ser causada pelo aumento da glândula mamária ou por um acúmulo de gordura nesta região, não se excluindo uma composição mista de causas.
A cirurgia pode ser realizada ainda na adolescência dependendo de avaliações clinicas e eventualmente de uma avaliação endocrinológica.
Se o excesso de mama for causado por aumento de glândula, deve ser feita com incisão periareolar e retirada desta glândula. Se for por excesso de gordura, a cirurgia pode ser feita através de lipoaspiração. Não raro, utilizamos a lipoaspiração como complemento da ressecção glandular. Quando o paciente apresentar também excesso de pele, está deverá ser removida para proporcionar um resultado mais satisfatório.
OUTRA SITUAÇÃO QUE GERA INCOMODO É O QUE CHAMAMOS DE PSEUDOGINECOMASTIA, QUANDO AO INVÉS DE GLÂNDULA, HÁ EXCESSO DE GORDURA NA REGIÃO. Nesses casos o tratamento de escolha á a lipoaspiração.